selo_IISILAERGOLOGIA_color.png

Eixos temáticos

Saúde, vida e trabalho

Trabalhos que discutam o trabalho em saúde e a saúde nas atividades laborais em perspectiva ergológica. As transformações em curso nos coletivos de trabalho. Os saberes gerados e geridos em situação de trabalho e sua relação com as normas antecedentes. Os percursos de formação profissional na área da saúde. As condições de trabalho e o exercício da atividade.

Coordenação:

Maristela Vargas Losekann

Élida Azevedo Hennington

Engenharias, vida e trabalho

Trabalhos que discutam as atividades na área das engenharias em perspectiva ergológica. As transformações em curso nos coletivos de trabalho. Os saberes gerados e geridos nas situações de trabalho e sua relação com as normas antecedentes. Os percursos de formação para os profissionais da área. As condições de exercício da atividade.

Coordenação:

Rayana Vinagre

Denise Alvarez

Políticas do trabalho: em defesa da vida

Trabalhos que discutam as relações trabalhistas em contextos latino-americanos. Os alcances e limites das políticas do trabalho na promoção da saúde e da vida nos contextos laborais. As relações entre as normas antecedentes e as atividades. As dimensões ética e estética nas políticas do trabalho.

Coordenação:

Daisy Moreira Cunha

Interação pelas telas: desafios da vida e do trabalho

Trabalhos que discutam as experiências do trabalho remoto. Os desafios impostos à garantia da saúde e da vida no trabalho no contexto do distanciamento social. As interferências dos dispositivos digitais na vida e no trabalho. As transformações da vida e do trabalho no contexto das tecnologias digitais.

Coordenação:

Andrea Pujol

Gleno dos Santos Batista

Rosimare Alves Ribeiro Petitjean

Educação, vida e trabalho

Trabalhos que discutam as atividades na área da educação em perspectiva ergológica. As transformações em curso nos coletivos de trabalho e seu vínculo com os processos de formação. A educação técnica e profissional. Os saberes gerados e geridos nas situações de trabalho e sua relação com as normas antecedentes. Os percursos de formação para os profissionais da área. Os percursos de formação em diferentes campos de atuação.

Coordenação:

Mariana Veríssimo

Alvaro Casas Gorgal

Gestão, vida e trabalho

Trabalhos que discutam as atividades laborais na área da gestão em perspectiva ergológica. As transformações em curso nos coletivos de trabalho. Os saberes gerados e geridos nas situações de trabalho e sua relação com as normas antecedentes. Os percursos de formação para os profissionais da área. As condições de exercício da atividade.

Coordenação:

Raquel Figueira L. C. Andrade
Luiz Phillipe Mota Pessanha
 

Ergologia: história, conceitos, interlocuções interdisciplinares

Trabalhos que discutam os fundamentos teóricos e metodológicos da Ergologia. As interlocuções interdisciplinares que fundamentam a abordagem ergológica. Os alcances e os limites da abordagem ergológica na análise das atividades.

Coordenação:

Jurandir Soares da Silva

Daniel Fabián Roca Flores Pinto

Arte e Cultura, vida e trabalho

Trabalhos que discutam as relações entre a produção artístico-cultural e os fundamentos da Ergologia. Os coletivos de trabalho e os saberes gerados e geridos nos processos da produção artístico-cultural. Os percursos de formação para os profissionais da área. As condições de produção artístico-culturais na atualidade. As dimensões ética e estética das atividades de trabalho.

Coordenação:

Agamenon Bomfim de Abreu

Valdileia Carvalho da Silva

Discurso e corpo na vida e no trabalho latino-americanos

Trabalhos que discutam as relações entre linguagens, vida e trabalho nos contextos latino-americanos. Os sentidos produzidos nos/pelos coletivos de trabalho. Os saberes discursivizados sobre a vida no exercício do trabalho. A linguagem em contextos de trabalho. O corpo em contextos de trabalho. As dimensões ética e estética das atividades.

Coordenação:

Aline Leontina Gonçalves Farias

Juliene do S. Cardoso Rodrigues

Trajetórias de vida e ergoengajamento: em defesa da vida

Trabalhos que discutam as experiências laborais singulares em diferentes contextos. Os alcances e limites das experiências de intervenção das pesquisas sobre o trabalho. As relações entre saberes acadêmicos e saberes da experiência nos contextos de trabalho. Os processos de formação para o trabalho e as dimensões ética e estética nos contextos de trabalho.

Coordenação:

Enio Rodrigues da Silva

Simone Santos Oliveira